Habilidade de Recrutador

O resultado de uma pesquisa que realizei em janeiro perguntando aos participantes sobre suas experiências em processos seletivos apontaram que 11,77% as avaliam como excelentes,  29,41% como muito boas, 58,82% como boas e 0% como ruins.

Isso é um bom sinal, de que as empresas estão acordando para a Humanização e entendendo que o capital intelectual que está nas pessoas é muito mais importante do que a aquisição de uma máquina, um imobilizado,
por exemplo.

Num processo seletivo, respeitar o candidato é a habilidade nº1 do recrutador. Sinônimo de respeito nesta hora é ser claro na comunicação, desde o primeiro contato, informando qual é a vaga disponível e porque não, tendo como hábito um pequeno filtro via telefone, evitando que o candidato se desloque até a sua empresa sem muitas vezes ter um perfil mínimo para a vaga.

Outro detalhe importante é procurar adaptar-se aos horários do candidato e facilitar a sua vinda à empresa, afinal, é você que está com a vaga em aberto e quer encontrar aquele que melhor se encaixa na sua necessidade.

E na hora do contato presencial? Não atrase, chame pelo nome, dê atenção, ou seja, ouça ativamente, interagindo e interferindo quando necessário. Apresente a empresa e fale de sua situação atual no mercado e de seus planos futuros. Certifique-se de que o candidato está à vontade! Seu futuro colaborador deve sair da entrevista encantado e com vontade de trabalhar na sua empresa!