O professor de tênis de quadra tem sempre muitas bolinhas (as amarelinhas) para os treinos. As bolas vão e vem e aquele cesto lotado, de repente se esvazia, tão rápido quanto o cansaço dos alunos na busca por acertos.
Eis que uma dessas bolas se vai lá longe, fora da área de treino. Não é surpresa ver o professor deixar tudo o que está fazendo para ir atrás da bolinha perdida. Mas é só uma. Sim, é só uma dentre tantas, mas é cara, é rara! É até bonito de ver! Isso me lembrou da Parábola do Bom Pastor.
A Parábola fala que o Pastor tem uma voz firme, todas as ovelhas o respeitam, assim como ele, conhece a cada uma, seu nome, suas características. E quando uma delas de repente se perde do rebanho, ele não sossega até a encontrar, deixa o restante do bando e se esforça na busca por procurá-la, mesmo que seja só uma.
O Bom Pastor fica feliz ao encontrá-la e reintegrá-la ao grupo. Não é que dá pra lembrar do líder? O Bom líder é reconhecido pela sua equipe porque tem voz firme, pelas verdades que diz, porque conhece as necessidades, compreende a equipe e está sempre próximo, conduzindo para um lugar seguro.
A equipe deixa-se levar pelo Bom líder porque confia nele e sabe que ele vai contribuir e está ali para redirecionar. Assim como o Bom Pastor, o Bom Líder só estará totalmente satisfeito quando todas as ovelhinhas estiverem bem encaminhadas e realizadas, mesmo que tenha que ser em outra equipe, outro ambiente de trabalho.