Contrato de Resultados

Um momento de RE CONTRATAR as práticas é bastante conveniente, praticamente um dever de gestão. Se pensarmos numa metáfora, é um momento de PARAR para AFIAR o machado. E nessa hora a gente aprende tanta coisa, simplesmente porque REFLETE naquilo que está colocando em prática e faz uma AUTOANÁLISE do que está acontecendo, do que está funcionando e daquilo que poderia ser diferente e mais produtivo.

Lições aprendidas nesses momentos:

  1. Existem contratos escritos, mas eles são pouco eficazes se não houver um contrato verbal complementar onde são esclarecidos os mínimos detalhes;
  2. O contrato (profissional) deve contemplar os RESULTADOS almejados pelo gestor e pela empresa e de que forma serão medidos e cobrados;
  3. Se o contrato não está adequado, ele pode e deve ser RE CONTRATADO, ou seja, sempre há a possibilidade de redefinição entre as partes;
  4. Para saber se o contrato está sendo seguido, o gestor precisa dar provas de que está aprovando o trabalho feito e se não está adequado, ele precisa dar provas contrárias. Aí entra a disposição para conversar abertamente;
  5. E o que é uma conversa produtiva? Conhecido por FEEDBACK, uma conversa franca e clara pode ajustar e realinhar o caminho;
  6. O FEEDBACK nem sempre é aquele contato formal em que se prepara uma sala e se marca um horário na agenda. O FEEDBACK pode ser um elogio, onde se está validando, aprovando e dizendo, continue assim!; ou pode ser uma correção, onde a gente RE CONTRATA o que foi estabelecido. E voltamos ao início do processo.

Pronto, duvido que o resultado seja diferente de EVOLUÇÃO quando se tem estas prerrogativas claras e colocadas em prática!!